segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Historia de Luanda


LUANDA
Luanda é a maior cidade de Angola e também a capital do País.
Está localizada na costa do Oceano Atlântico á 8º 50’ 00’’ S e 13º 14’ 00’’ E, é o principal porto e centro administrativo de Angola.
                       Foto 1: Vista aérea da  cidade de Luanda
Luanda é a maior e a mais densamente habitada cidade de Angola. Inicialmente projetada para uma população de aproximadamente 700 mil habitantes, é hoje uma cidade sobre habitada. Segundo os últimos estudos tem uma população de aproximadamente 6 milhões de habitantes, o que a consagra como a terceira maior cidade lusófona do mundo, atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Fundada ao 25 de Janeiro 1576 com o nome de São Paulo de Assunção de Loanda, por Paulo Dias de Novais um fidalgo e explorador português conhecido como Governador e Capitão – Mor.
A cidade ganha o nome Luanda através da sua ilha (Ilha de Luanda), local onde os primeiros colonos portugueses se radicaram 
A origem do nome de Luanda provem da palavra Axiluandas, singular de Muxiluanda que quer dizer (Homem da ilha/mar), nome dado pelos portugueses aos habitantes nativos da ilha do cabo.
Quando os portugueses chegaram à região onde hoje se localiza a cidade de Luanda, esta era parte integrante do reino do Ndongo, vassalo do reino do Kongo, e era especialmente importante por ser uma zona produtora de zimbo, uma pequena concha com valor fiduciário
Respondendo a um pedido de envio de missionários feito aos portugueses pelo rei Ndambi a Ngola do Ndongo em 1557, no dia 22 de Dezembro de 1559 zarparam de Lisboa três navios com um emissário do rei de Portugal, Paulo Dias de Novais, e dois padres jesuítasFrancisco de Gouveia e Agostinho de Lacerda. Chegados à barra do Kwanza no dia 3 de Maio de 1560, a missão portuguesa foi recebida com hostilidade e desconfiança pelo novo rei do Ndongo, Ngola Kiluanje, que os encarou como agentes do rei do Kongo, mandando-os aprisionar. Mais tarde, com a promessa de conseguir apoio diplomático e militar português, Paulo Dias de Novais teve permissão para regressar a Portugal, regressando em Angola/Luanda 20 de Fevereiro de 1575 onde já existia uma igreja, uma padre e alguns portugueses há alguns anos. Estabelecendo-se na ilha de Luanda, Paulo Dias de Novais recebeu uma embaixada do rei Ngola Kiluanji, recebendo a permissão deste para se mudar para terra firme, para o antigo morro de São Paulo, onde fundou a povoação de São Paulo de Loanda, pelos termos da Carta de Doação recebida.

ESCRAVATURA
De 1550 a 1850, Luanda foi um importante centro de tráfego de escravos para Portugal e Brasil, o que mantinha o equilíbrio na balança comercial.
Durante centenas de anos Angola - transformada em “mina de escravaria”, assistiu à saída forçada para o Brasil, Portugal e não só de milhares de seus naturais. Enquanto apenas um quarto de suas exportações eram para Portugal, os outros três quartos eram para o Brasil. O equilíbrio na balança comercial era mantido com o intenso contrabando de escravos. 
Nessa época, como refere o relatório da Associação Comercial de Luanda, datado de 19 de Julho de 1877 - «o comércio lícito continuava a ser mais um acessório, tido como necessário, do que outra coisa. O negócio principal era os carregamentos de gente para a América».


CONSTRUÇÃO DA CIDADE
Em 1847, incluindo os edifícios públicos, a cidade contava com 144 casas com primeiro andar, 275 casas térreas e 1058 Cubatas (cabanas de indígenas). Cidade de degredados, com cerca de cinco mil habitantes, possuía perto de cem tabernas, pelo que os viajantes a qualificavam como de moralidade duvidosa 
                              Foto 1: Luanda em 1883.
A cidade de Luanda é s zona central de Luanda e está dividida em duas partes, a Baixa de Luanda (a cidade antiga) e a Cidade Alta (conhecida pela "nova cidade"). A Baixa de Luanda está situada próxima do porto e tem ruas estreitas e antigos edifícios dos tempos coloniais. O litoral é marcado pela baía de Luanda, formada pela proteção do litoral continental por meio da ilha de Luanda e a baía do mussulo

Foto 2: Marginal de Luanda - Baixa de Luanda (a cidade antiga)

COMPOSIÇÃO ÉTNICA E ESTRUTURA SOCIAL
Os habitantes de Luanda são na sua grande maioria membros de grupos étnicos bantus. A população original da região são os Ambundu, em particular os do grupo Axiluanda (Lwanda) de cujo nome deriva o da cidade. Aos Ambundu juntaram-se no século XX, na vigência do regime colonial, grupos bastante numerosos de Ovimbundu e de Bakongo, especialmente nas últimas décadas coloniais e durante a Guerra Anti-Colonial; esta imigração reforçou-se novamente em consequência da Guerra Civil Angolana, que também desencadeou a passagem de muitos Ambundu rurais para a capital. Esta alberga entretanto também minorias oriundas de todos os grandes grupos étnicos do país, dos Côkwe aos Ovambo.
Para além dos habitantes de origem bantu, Luanda teve durante o período colonial uma forte minoria de portugueses; no fim deste período foram mais de 50,000, entre já nascidos no país e recentemente imigrados. No momento do acesso de Angola à independência, a maior parte deste grupo deixou o país, entretanto, a população de portugueses, brasileiros e outros caucasianos voltou a ser tão numerosa como no início dos anos 1970. Convém salientar que em Luanda é particularmente alta a proporção da população mestiça, ou seja, de descendência negra e caucasiana.
Ao mesmo tempo, a estrutura da sociedade está a evoluir de acordo com uma dinâmica ainda mal estudada mas que, de qualquer modo, aponta no sentido de um processo cada vez mais acelerado de formação de classes e de desigualdades sociais

Gonçalo Pinto Afonso - Graduado Torresmo (Capoeira Dendê Maruô)

Sem comentários:

Enviar um comentário